Place des Vosges e Maison Victor Hugo: passeio casado e gratuito em Paris
Não houve sequer uma vez que eu tenha vindo a Paris que não tenha dado uma passadinha na Place des Vosges, talvez o principal atrativo turístico do Marais. É a praça planejada mais antiga da cidade.
Foi construída lá pelos anos de 1600. Já foi até arena para duelos. Tem uma arquitetura quadrada com pavilhões simétricos de tijolinhos aparentes.
Aos domingos costuma ter música ao vivo. Mas em qualquer dia da semana, basta um rasgo de sol para levar dezenas de pessoas aos gramados do lugar. A praça por si só é um passeio completo (e, óbvio, não paga nada para entrar).
Mas além de lojas, galerias e café espalhados por ali, a Place des Vosges tem algo absolutamente especial: a Maison Victor Hugo, casa-museu de um dos maiores escritores franceses. Grátis.
Ele viveu aqui por 16 anos (de 1832 a 1848), onde escreveu grandes romances, inclusive parte de Os Miseráveis (Les Misérables). O local só virou museu no começo do século 20 e foi reconstituído a partir de fotos e documentos. Mas a escrivaninha e a pena de onde saíam suas obras, o busto feito por Rodin e parte do mobiliário são originais.
O apartamento foi dividido em salas que contam a história de Victor Hugo através de cartas, rascunhos, pinturas, gravuras, obras de arte e desenhos feitos pelo próprio escritor. Não sei você, mas meus museus preferidos são como esses, de história, do tipo casa-museu. (E Paris tem vários neste estilo como a Maison Balzac e Maison Edith Piaf – ambos também com entrada gratuita).
Victor Hugo foi um gênio, considerado o principal representante do romantismo francês. Era ativista dos direitos humanos e teve grande atuação política na França. Suas obras, além de intensa criatividade, traziam posições progressistas e enorme consciência social.
Ver onde a pessoa morou, seu estilo de vida, imaginar que tudo aquilo é absolutamente real e gerou boa parte da história que você gosta de ler é, realmente, espetaculoso. A cama onde o autor de “O Corcunda de Notre Dame” morreu é essa aí da foto. Mesmo pessoas racionais como eu ficam arrepiadas num lugar como esse.
A dobradinha de luxo Place des Vosges e Maison Victor Hugo cabem perfeitamente numa tarde de Paris e, sem dúvida, é um dos passeios gratuitos mais significativos da cidade.
SERVIÇO
Local: 6 Place des Vosges, 75004. Marais – Paris.
Tel.: + 33 01 42 72 10 16
Funcionamento: de terça a domingo, 10h às 18h, Não abre às segunda-feiras e feriados.
Entrada: gratuita (menos para exposições temporárias que são pagas à parte)
Metrô: Saint-Paul (linha 1) ou Bastille (linhas 1, 5 e 8)
Outros museus bacanas e grátis de Paris:
Museu Carnavalet: essencial para conhecer a história de Paris
Museu Bourdelle: a incrível casa-ateliê do discípulo prodígio de Rodin
Posts relacionados
Onde comer
Zenyama: restaurante japonês bom e barato perto da Notre Dame
Fromagerie Lepic: a sua queijaria em Paris
Café da Amélie Poulain: ponto de peregrinação em Montmartre
Rota de Boulangeries: 10 lugares para você tomar café da manhã em Paris
Korcarz: boulangerie e pâtisserie kosher no Marais
L’As du Fallafel, Marais: porque faláfel não é brinquedo não
Chez Hanna, Marais: se não é o faláfel mais gostoso de Paris, é tão bom quanto
Restaurante Fluch, Paris: self service à vontade com precinho daqui, ó!
Onde ficar
Ideal Hôtel Design: hospedagem com ótimo custo benefício em Montparnasse
Smart Place: hospedagem budget a uma quadra da Gare du Nord
Leia também
Europa Barata: Paris pela primeira vez
Procurando hospedagem boa e barata em Paris? Recomendo o nosso parceiro Booking.com — onde sempre faço minhas reservas. Pesquise aqui opções de hotéis, pousadas e apartamentos na capital francesa. E ainda: o sistema não cobra taxa de reserva e o cancelamento é grátis!
Sempre que você reservar seu hotel neste link, o Matraqueando recebe uma pequena comissão. Além de garantir uma hospedagem pelo melhor preço você ainda ajuda a manter o blog com dicas fresquinhas e gratuitas. Desde já agradeço sua preferência! Clique e faça a sua reserva já! 😉
PLANEJE SUA VIAGEM COM QUEM ENTENDE
Reserve seu hotel no Booking.com | Cancelamento grátis!
Seguro de viagem na Mondial Assistance | 15% de desconto p/ leitor Matraqueando
Alugue carro na Rental Cars | Grandes marcas!
Diversos passeios e excursões na Viator | Menor preço garantido.
Quando fui pra lá, acabei não visitando a Maison Victor Hugo. Passamos na porta, demos uma olhada na entrada e desistimos pq ainda tinha muita coisa pra fazer naquele dia. Acho que nunca tinha visto fotos de como era por dentro! Adoro casas de pessoas que viraram museus e essa acabou de entrar na minha listinha para a próxima ida a Paris! (só não sei quando rs)
Fernanda, é uma visita rápida, acho que em 45 minutos (ou menos) você consegue visitar todo o apartamento! 😉